A escolha certa do seu ancoragem
Ancoragens mecânicas ou resinas de fixação? Solução dedicada a cargas pesadas, para fixar no betão ou noutro material? Explicamos todos os aspetos a considerar para garantir a fiabilidade das suas instalações. Faça a escolha certa!
Related Content
Os tipos de comportamento de uma cavilha
Ancoragem mecânica
A ancoragem mecânica, aquando da sua expansão ou da colocação em carga, exerce um esforço sobre uma zona do betão denominada «cone de restrição». Uma primeira compressão surge no momento do aperto e uma segunda no momento da colocação em carga.
Cavilhas de fixação por expansão com controlo por torção
A expansão realiza-se através da aplicação de um binário de aperto sobre o parafuso ou a porca. A intensidade da ancoragem é controlada no meio deste binário de aperto.
Cavilhas com fixação no rebaixo
As cavilhas com fixação no rebaixo são ancoradas, essencialmente, através de uma cravação mecânica assegurada pelo corte de uma câmara no betão. Esta câmara é realizada :
- Com a ajuda de uma broca especial após perfuração do furo cilíndrico e antes da colocação da cavilha.
- Com a ajuda da própria cavilha durante a respetivacolocação no furo cilíndrico.
Ancoragem química
A ancoragem química não necessita de expansão para se fixar, o cone de restrição só surge aquando da colocação em carga.
Cavilhas de fixação por aderência
As cavilhas de fixação por aderência são ancoradas no suporte através da colagem de elementos metálicos sobre a parede do furo. Esta colagem é realizada através de uma resina. Os esforços de tração são transmitidos através de limitações de aderência entre os elementos metálicos e a resina presente no furo feito.
O aperto das cavilhas
E a última operação de montagem. Através do binário de aperto (com a ajuda de uma chave dinamométrica) criase uma tensão que bloqueia o elemento a fixar contra o material de suporte.