Como realizar um ITE numa casa de madeira?

ITE ambiance

Numa altura em que a conservação da energia está na ordem do dia, o isolamento térmico exterior (ITE) é um tipo de renovação energética a que muitas famílias recorrem. É um método testado e comprovado para a alvenaria. 

Mas nas estruturas de madeira, é efectuado de forma diferente dependendo dos suportes em que se baseia.

A questão do isolamento em edifícios de madeira é importante, especialmente em casas com estrutura de madeira e edifícios CLT feitos de painéis de madeira laminada cruzada. Estes dois tipos de construção utilizam métodos muito semelhantes para a instalação do ITE, diferindo apenas na escolha dos elementos de fixação.

No caso de uma casa com estrutura de madeira, uma primeira camada de isolamento já está integrada na estrutura do edifício original. Uma segunda camada de isolamento é adicionada aos montantes da estrutura de madeira para reforçar a capacidade térmica da casa.

Para uma casa com estrutura de madeira, o isolamento exterior assume a forma de uma segunda pele. Os caibros são colocados contra a estrutura principal da casa e fixados aos painéis com parafusos de rosca parcial. Estas fixações prendem os novos caibros à estrutura principal. Se for necessária uma segunda camada, é acrescentada um caibro cruzado perpendicularmente à que suporta a camada inferior.

No caso de um edifício CLT, os painéis de madeira laminada cruzada que compõem as paredes são sólidos e estruturais. Por conseguinte, não deixam espaço para a instalação desta primeira camada de isolamento. Além disso, o isolamento é necessariamente instalado a partir do exterior da estrutura, sem necessidade de precauções adicionais. Com o CLT, o painel de madeira é um elemento estrutural por si só, pelo que não há necessidade dessa vigilância adicional.

Existem dois métodos possíveis para instalar o isolamento a partir do exterior: ou o método explicado acima, ou um método de ITE chamado "padrão" que envolve caibros deslocados e fixações cobertas por uma ETE (Avaliação Técnica Europeia).

Se o isolamento utilizado for rígido, serão utilizadas fixações com uma rosca parcial padrão, como o parafuso SWC da gama Solid-Drive™. Por outro lado, se o isolamento for semirrígido, devem ser utilizados parafusos com uma rosca dupla ou rosca total. 

Mais uma vez, pode ser necessária uma segunda camada de isolamento. Neste caso, é colocada entre os caibros.

Qualquer que seja o método de instalação, os parafusos estruturais utilizados devem ser instalados em ângulos precisos para garantir um aperto ótimo e a resistência às intempéries. Recomenda-se, portanto, a utilização de um gabarito de instalação. A Simpson Strong-Tie propõe um gabarito de aparafusamento GSCREW adaptado a estas configurações.

Todas as soluções de fixação estrutural da Simpson Strong-Tie podem ser encontradas na gama Solid-Drive™.

Lembre-se: Qualquer que seja o tipo de edifício para o seu projeto de isolamento, recorrer a profissionais qualificados garante uma instalação bem sucedida e uma melhoria significativa da eficiência energética da casa.

  • Solid-Drive - Fixações para montagens estruturais em madeira

    Solid-Drive - Fixações para montagens estruturais em madeira

    As fixações Solid-Drive facilitam o trabalho dos engenheiros e dos instaladores. A sua conceção de alto desempenho melhora os valores de carga e diminui o tempo de instalação, reduzindo assim os custos de mão-de-obra e dos materiais.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França