Instalação de pares de parafusos cruzados de rosca dupla SWD

PL Case Study SWD

Os parafusos estruturais são elementos de montagem sem os quais seria impossível imaginar uma estrutura de madeira. Para além dos parafusos padrões, estes produtos incluem parafusos com aplicações altamente especializadas. É o caso dos parafusos SWD da gama Solid-Drive.

A escola central do corpo de bombeiros do estado em Czestochowa (Polónia) está a receber um novo e moderno complexo de formação e um pavilhão desportivo. A construção começou em 2022 e a estrutura da cobertura em madeira laminada colada acaba de ser concluída. A Modulam, uma empresa de renome composta por técnicos experientes e entusiastas da madeira, é responsável pela conceção e montagem da estrutura de madeira. A empresa oferece soluções inovadoras e diversificadas de construção em madeira (incluindo lamibois e CLT) para montagens estruturais em grande escala. 

A estrutura da cobertura foi construída com vigas de madeira laminada colada de dupla inclinação, com 20 cm de espessura, até 2 metros de altura e espaçadas de 4,4 metros. As vigas são suportadas por paredes estruturais exteriores, com uma estrutura de betão armado e enchimento de alvenaria. Entre as vigas, foram instaladas, a intervalos regulares, madres de 12 por 24 cm para suportar a cobertura do pavilhão. A estrutura do telhado é simples. Este tipo de disposição é uma solução comum para coberturas de grandes vãos em madeira laminada colada.

Um dos factores que determinam o tempo de construção é a eficácia das uniões entre as vigas principais e as madres. Neste caso, o número de uniões a efetuar é muito elevado, estimado em várias centenas a vários milhares de peças de ligação e de fixação.

Aqui, as vigas são ligadas às paredes através de suportes GLE. Este conetor garante que a ligação tem uma elevada capacidade de carga. As vigas secundárias são ligadas às vigas principais através de pares de parafusos cruzados.

Os parafusos SWD são utilizados para as ligações estruturais de elementos em madeira laminada colada ou CLT. A proporção optimizada de roscas duplas diferenciadas e de secções lisas assegura uma capacidade de carga máxima e garante a fixação dos elementos de madeira. A cabeça cilíndrica permite que o parafuso seja integrado sob a superfície da madeira. O resultado é um acabamento liso e estético (ocultação dos elementos de fixação), que também tem um efeito positivo em caso de incêndio. O parafuso fica completamente embutido na madeira, e isolado da temperatura elevada do fogo. 

Mas a sua cabeça cilíndrica permite também a utilização de parafusos mais curtos do que os parafusos normais de cabeça de arruela ou de cabeça escareada. O rebaixo em forma de estrela garante um aparafusamento estável e seguro, qualquer que seja o comprimento do parafuso utilizado. A sua ponta biselada reduz o risco de estilhaçamento e facilita a instalação inclinada. Graças a esta conceção única, não é necessário efetuar qualquer pré-perfuração.

O revestimento Protec+, que oferece uma resistência acrescida à abrasão provocada pela fricção gerada durante o aparafusamento, mantém a resistência e a durabilidade da fixação após a montagem.

Os parafusos SWD podem ser utilizados para uma variedade de montagens. Uma delas é a montagem com pares de parafusos cruzados. Esta é uma solução que pode substituir um conetor ou suporte convencional e tem sido utilizada há anos por empresas especializadas na conceção e construção de estruturas de madeira laminada colada. Em termos práticos, o parafuso é instalado num ângulo de 45 graus em relação à superfície superior dos elementos de madeira. Um parafuso é inserido no lado da viga principal e o outro no lado da vida secundária. É por isso que se fala de "pares de parafusos cruzados". 

"A utilização dos parafusos SWD da Simpson Strong-Tie no aparafusamento cruzado aumentou consideravelmente a eficiência do trabalho no local e o tempo de instalação da estrutura do edifício", afirma Adam Kotarski, Diretor Geral da Modulam.

Nesta aplicação, é necessário ter especial cuidado para garantir que a parte lisa do parafuso se encontra no plano entre os dois elementos a serem unidos. Isto garante o efeito de fixação desejado. 

A vantagem inegável da utilização de parafusos de rosca dupla em aplicações de pares cruzados é a rapidez com que a ligação pode ser montada. Deve-se notar, no entanto, que estas ligações exigem que o instalador seja muito preciso no posicionamento e no ângulo em que a fixação é aparafusada. Pequenos desvios no ângulo podem levar a instalações menos eficientes. Em resposta a estes problemas, a Simpson Strong-Tie criou o gabarito GSCREW para a instalação de parafusos inclinados (imagens 5 e 6), que assegura tanto a qualidade da montagem como a facilidade de instalação para o instalador.

A utilização de pares de parafusos cruzados para unir duas vigas de madeira laminada colada requer um certo conhecimento técnico dos procedimentos de cálculo durante o projeto estrutural do edifício. Além disso, nem todos os parafusos podem ser utilizados nesta aplicação específica.

O software gratuito Solid Wood está igualmente disponível para os projectistas e gabinetes de engenharia para o cálculo das fixações estruturais. Pode ser utilizado para definir a montagem e determinar rapidamente a absorção de carga, propondo assim soluções adaptadas ao projeto estrutural. A nota de cálculo gerada na fase final pode ser anexada ao projeto de conceção estrutural.

O departamento técnico da Simpson Strong-Tie também está disponível para o ajudar nos seus projectos. "Trabalhamos com a Simpson Strong-Tie há muitos anos e beneficiámos sempre do apoio dos seus engenheiros técnicos. Ao utilizar os produtos da empresa, para além dos melhores conectores do mercado, tem acesso a serviços de assistência técnica inigualáveis. É através da eficiência no local de trabalho, da eficiência nos nossos projectos e da cooperação com os nossos principais fornecedores que a nossa empresa pode competir com os melhores", afirma Adam Kotarski, CEO da Modulam.

Se tiver alguma questão sobre os parafusos SWD ou outros parafusos estruturais da gama Solid-Drive e as suas aplicações, contacte os nossos engenheiros do departamento técnico da Simpson Strong-Tie. Estamos felizes por partilhar os nossos conhecimentos e experiência consigo.

Contact

Simpson Strong-Tie França

Simpson Strong-Tie

ZAC des 4 Chemins
85400 Sainte-Gemme-la-Plaine
França